Egressos do EGC são finalistas do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer – na categoria Governo Inovador.

12/05/2023 08:58

Egressos do EGC são finalistas do Prêmio Inovação Catarinense – Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer – na categoria Governo Inovador. A premiação é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Os três são egressos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, sendo os três doutores.

O encontro dos três aconteceu na Controladoria-Geral do Estado (CGE-SC), por meio do egresso Edson Rosa Gomes da Silva, que na época era o Coordenador de Informações Estratégicas (CIES). Roberto Fabiano Fernandes e Viviane Miguez foram selecionados para um projeto de Pesquisa, via FAPESC, para mapeamento dos processos intensivos em conhecimento.

O projeto, que concorre ao prêmio de GOVERNO INOVADOR, foi responsável pelo desenvolvimento de um robô e um painel que amplia o controle prévio das compras públicas. Por meio do trabalho desenvolvido pelos egressos junto à equipe da Coordenação de Informações Estratégicas, a Controladoria-Geral do Estado é uma das três finalistas do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, na categoria Governo Inovador.

A inovação desenvolvida inteiramente pela equipe da CGE teve resultados relevantes para as contas públicas. Com sua utilização, a CGE alcançou uma economia potencial de R$ 40 milhões em apenas uma licitação monitorada em 2022 para as contas do Governo.

Um detalhe importante: a base de dados utilizada pelo BI-CGE é anterior à publicação dos editais no Diário Oficial do Estado (DOE), permitindo um controle preventivo. A integração deu origem ao Painel denominado como Controle Organizacional Prévio para Análises Sistêmicas (COPAS) na plataforma do Sistema de Inteligência de Dados da Controladoria-Geral do Estado (BI-CGE). Integrado ao COPAS tem a inteligência artificial, batizada como Coleta de Informações para Tratamento Inteligente e Análise (CINTIA). A IA captura do Diário Oficial informações não estruturadas, impossíveis de serem inspecionados manualmente, e integra esses dados aos painéis COPAS.

Destaca-se que os egressos participavam dos grupos de pesquisa do EGC:

Doutor Edson Rosa Gomes da Silva – Grupo de Pesquisa de Governo Eletrônico e Inclusão Digital – Liderado pelo Professor Dr. Aires José Rover;

Doutor Roberto Fabiano Fernandes – Grupo de Pesquisa IGTI – Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação – João Artur de Souza, Gertrudes Dandolini (orientadores no Doutorado), Aline França de Abreu e Pedro Felipe de Abreu (Orientadores no Mestrado);

Doutora Viviane Miguez (Doutora PPGEP) Grupo de Pesquisa IGTI – Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação- Maurício Uriona Maldonado (Orientador Doutorado) e Aline França de Abreu (Orientadora no Mestrado)