Instruções e formulários

Aproveitamento, Equivalência e Validação de disciplina

Assinatura Digital

Atividades Acadêmicas

Auxílio a eventos e publicações

Bolsas

Defesa de Mestrado, Qualificação ou Doutorado

Formatação de Dissertações e Teses – A4

Desligamento do Programa

Estágio Docência

Estágio Pós-Doutoral

Prorrogação/Trancamento/Afastamento saúde

Orientação ou coorientação

Roteiros para acesso ao CAPG e Moodle

 

Aproveitamento, Equivalência e Validação de disciplina


Aproveitamento de disciplinas do mestrado (PPGEGC) para o doutorado ou reingresso: Formulário (Atualizado em 23/10/2020)

Equivalência de disciplinas: Formulário

Validação de disciplinas de outros Programas: Formulário

Instruções: Portaria Normativa 02/2011/PPGEGC 

Assinatura Digital


Alunos da UFSC também podem possuir assinatura digital.

Emitir certificado ICP-Edu Brasil

  • Acessar o link acima.
  • Selecionar o link emitir, disponível na página.
  • Selecionar UFSC na lista de universidades.
  • Fazer login com seu IdUFSC e senha.
  • Confirmar e aceitar as informações constantes na página.
  • Inserir uma senha no campo de senha.
  • Clicar em Emitir.
  • Salvar o certificado em seu computador.

Como assinar um PDF no assina.ufsc.br.

  • O Assina UFSC permite que um documento seja enviado para mais de uma pessoa, e todas assinem o mesmo documento (dispensando o envio para várias pessoas para coletar assinaturas), utilizando a opção Compartilhar arquivo.
  • O arquivo também pode ser assinado no Acrobat Reader de seu computador. Para isso, siga os passos do link a seguir (página 9 em diante).

Atividades Acadêmicas


Normativa que rege as Atividades Acadêmicas: Instrução normativa 002/2018/PPGEGC

Solicitação de créditos em atividades acadêmicas: Instruções Gerais

Artigo em jornal ou revista: Formulário

Artigo em periódico:  Formulário

Desenvolvimento de aplicativo: Formulário

Editoria: Formulário

Livro ou capítulo de livro: Formulário

Outras produções técnicas/bibliográficas: Formulário

Trabalho em anais de eventos: Formulário

Atividade de Pesquisa Programada: Instruções / Formulário

Participação em Projeto de Pesquisa: Instruções / Formulário

Tutoria Docência: Instruções / Formulário

Tutoria de Orientação: Instruções / Formulário

Auxílio a eventos


Normativa 001/2018/PPGEGC – Normas para auxílio a eventos

Anexo I-a – Formulário de auxílio à eventos

Anexo I-b – Formulário de auxílio à publicação

Anexo II – Orientações para Prestação de Contas

Anexo III – Critérios para análise de solicitações

Anexo IV – Tabela de Referência de valores do Auxílio Financeiro

Bolsas


Instruções para bolsa

Gestão de Bolsas PPGEGC – Guia de Boas Práticas

Modelo de Relatório – Bolsistas PPGEGC

Termo de Compromisso – CAPES

Termo de Compromisso – PPGEGC

Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE

Defesa de Mestrado, Qualificação ou Doutorado


Instruções para defesa online no período de quarentena do Covid-19

Instruções resumidas agendamento de defesas e indicação de banca examinadora
(com base no Regimento Interno do PPGEGC)

  • Solicitar com antecedência de 45 dias para qualificação/doutorado ou 30 dias para mestrado.
  • Observar se possui créditos necessários:
Banca Mín. de créditos exigidos no total Mínimo exigido em disciplinas Mínimo exigido em Ativ. Acadêmicas
Mestrado 18 08 04
Qualificação 12 12
Doutorado 36 12 12
  • Ter média ponderada igual ou superior a 7,0 (ou igual ou superior a 3,0 para quando as notas são conceitos).
  •  Apresentar aprovação na proficiência(s).
  • Apresentar aprovação nas disciplinas obrigatórias.
  • Estar dentro dos prazos legais (Regimento do PPGEGC).
  • Ter a seção “Aderência ao EGC” aprovada pela Coordenação antes da defesa (verificar abaixo as orientações). O parecer deve ser enviado junto com os documentos para a secretaria. Obs: esse item não se aplica à Banca de Qualificação.
  • Ter sido aprovado no exame de qualificação ao doutorado, no mínimo 90 dias antes da defesa da Tese (item válido apenas para bancas de Doutorado).
  • Participação em defesas (esse item não se aplica à Banca de Qualificação):
Bancas Matrícula anterior a 2018 Matrícula a partir de 2018
Mestrado 08 10
Doutorado 10 15
  • Preencha o formulário de Pedido de Defesa, de acordo com a sua Banca.
  • Membros de banca:
Banca: Mínimo de Membros doutores:
Mestrado – Um é o orientador do aluno (que também fará o papel de moderador);

– Dois são membros do PPGEGC; e

– Um membro externo ao PPGEGC1.

Qualificação Um é o orientador do aluno (que também fará o papel de moderador);

– Dois são membros do PPGEGC;

– Um é membro externo1 ao PPGEGC, preferencialmente externo a UFSC.

Doutorado – Um é o orientador do aluno (que também fará o papel de moderador);

– Dois são membros do PPGEGC; e

– Dois são membros externo ao PPGEGC1, sendo um deles externo à UFSC.

O Membro externo ao EGC ou à UFSC deverá cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos:

  1. Ser professor permanente de programa de Pós-Graduação da área Interdisciplinar;
  2. Ser professor permanente de programa de Pós-Graduação com conceito igual ou superior ao PPGEGC;
  3. Ser professor com Experiência ou publicação relevante no tema da tese / dissertação;
  4. Os professores da UFSC deverão fazer parte de programa de Pós-Graduação com conceito igual ou superior ao PPGEGC.

Instruções completas para pedido de defesa

Formulário de pedido de defesa de MESTRADO (atualizado em 01/10/2020)

Formulário de pedido de defesa de QUALIFICAÇÃO AO DOUTORADO (atualizado em 01/10/2020)

Formulário de pedido de defesa de DOUTORADO (atualizado em 01/10/2020)

Formulário para examinador externo

Seção “Aderência ao EGC” em teses e dissertações: Orientações / FAQ / Envio para avaliação

Orientações para solicitação de diploma

Instruções para defesa fora de prazo.

Desligamento do Programa


Formulário para desligamento do Programa

Estágio Docência


Instruções para realização do estágio docência

Formulário para solicitação de matrícula

Formulário para avaliação

Resolução 44/CPG/2010 – sobre estágio docência

Estágio Pós-Doutoral


Sobre estágio pós-doutoral: Resolução Normativa Nº36/CUn/2013

Realização de Estágio Pós-Doutoral no EGC: Instruções / Cadastro de Estágio Pós-Doutoral

Termo de adesão ao serviço voluntário: Termo

Boas práticas para Estágio Pós-Doutoral do PPGEGC: Documento

Modelo de Relatório para Estágio Pós-Doutoral: Modelo

Prorrogação de prazo pós-doc: Instruções / Formulário

Encerramento e Emissão de Certificado: Instruções

Formatação de Dissertações e Teses – A4


Template para formatação dos trabalhos de dissertação e tese (a partir de 01/08/2019).

RN 46/2019/CPG/UFSC os procedimentos para elaboração e depósito dos trabalhos de conclusão de curso em nível de mestrado e de doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Procedimentos operacionais para fechamento do arquivo e entrega na BU (online).

Prorrogação/Trancamento/Afastamento saúde


Pedido de afastamento em razão de doença: Instruções / Formulário

Prorrogação do prazo: Instruções / Formulário Doutorado / Formulário Mestrado (Atualizado em 09/12/2020)

Trancamento da matrícula: Instruções / Formulário

Orientação ou coorientação


Instruções para questões de orientação e coorientação

Formulário de pedido de coorientação interna

Formulário de pedido de coorientação externa

Formulário de pedido de troca de orientador/coorientador

Roteiros para acesso ao CAPG e Moodle


Roteiro para acesso ao CAPG e efetivação de matrícula

Roteiro para acesso ao Moodle