Egressos do EGC são premiados pela FAPESC com o Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer – na categoria Governo Inovador

31/10/2023 13:55

Na tarde de 30/11/2023, ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina o FAPESC Day, evento de premiação das iniciativas de inovação desenvolvidas em vários segmentos da sociedade catarinense pelo Estado. Entre os segmentos premiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (FAPESC) com o Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, a categoria Governo Inovador foi vencida pela Controladoria-Geral do Estado.

Embora com diversos inscritos os finalistas da categoria Governo Inovador eram:

  • Controladoria-Geral do Estado – Florianópolis;
  • Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina – Florianópolis;
  • Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Florianópolis;

Compondo a equipe vencedora estavam três egressos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, que trabalharam na Coordenação de Informações da Estratégicas da Controladoria-Geral do Estado. O Doutor Edson Rosa Gomes da Silva (era o Coordenador de Informações Estratégicas) – Grupo de Pesquisa de Governo Eletrônico e Inclusão Digital – Liderado pelo Professor Dr. Aires José Rover, Doutor Roberto Fabiano Fernandes – Grupo de Pesquisa IGTI – Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação – João Artur de Souza, Gertrudes Dandolini (orientadores no Doutorado), Aline França de Abreu e Pedro Felipe de Abreu (Orientadores no Mestrado) e Doutora Viviane Miguez (Doutora PPGEP) Grupo de Pesquisa IGTI – Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação- Maurício Uriona Maldonado (Orientador Doutorado) e Aline França de Abreu (Orientadora no M estrado).

O Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, categoria Governo Inovador, foi concedido pela criação do Controle Organizacional Prévio para Análises Sistêmicas (COPAS) integra a plataforma do Sistema de Inteligência de Dados da Controladoria-Geral do Estado (BI-CGE). Integrado ao COPAS tem a inteligência artificial, batizada como Coleta de Informações para Tratamento Inteligente e Análise (Robô CINTIA). A Inteligência Artificial auxiliar na captura de informações não estruturadas do Diário Oficial do Estado, impossíveis de serem inspecionados manualmente, e integra esses dados ao painel do COPAS.

Em apenas uma licitação, os auditores do Estado evitaram gastos de R$ 40 milhões com a ajuda das ferramentas COPAS e Robô CINTIA, desenvolvidas pela equipe da Coordenadoria de Informações Estratégicas.

A solução desenvolvida foi apresentada pelo Doutor Edson Rosa Gomes da Silva no programa TechSC da Globoplay no início do ano, 04/03/2023.