Programa de Pós-graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC)
  • Expo Tecnova Convite

    Publicado em 08/05/2019 às 08:50 08Wed, 08 May 2019 08:50:29 +000029.

    O Secretário de Estado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS e o Presidente da FAPESC têm a honra de onvidá-lo(a) para participar do evento final no âmbito FAPESC FINEP/Programa TECNOVA, com exposição de produtos, processos e serviços das 53 micro e pequenas empresas catarinenses beneficiadas com recursos totalizando R$ 22 milhões, via Chamada Pública nº 03/2013.

    O encontro visa a troca de conhecimentos, networking e possíveis parcerias ou novos negócios, com a presença de autoridades, empreendedores, representantes de diversas entidades públicas e privadas, empresas, investidores, universitários, mentores e outros convidados do ecossistema da inovação catarinense.

    A programação começa com o lançamento das Chamadas Públicas TECNOVA SC II e CENTELHA SC, seguida da palestra com o tema “Tecnologias para o Séc. XXI”, com Ligia Zotini (VOICERS).

    Data, local e horário: dia 17 de maio de 2019, na FIESC – Rod. Admar Gonzaga, 2.765 – Itacorubi – Florianópolis, das 14h às 18h.

    Como participar: confirmar presença até o dia 10 de maio pelo e-mail: eventostecnova@fapesc.sc.gov.br

    PROGRAMAÇÃO

    14h – Abertura: Governo do Estado, FAPESC e FINEP
    14h30min-Lançamento dos Editais de Chamada Pública CENTELHA SC e TECNOVA II SC
    14h45min – Palestra com o tema “Tecnologias para o Séc. XXI”, com Ligia Zotini
    15h – Pitches Tecnova – 05 empresas destaques (05 minutos cada)
    15h30min – Mentorias compartilhadas – converse com especialistas
    16h30min – Café com networking – novas conexões
    18h – Encerramento, com entrega de brindes aos expositores
    14h às 18h – Exposição dos produtos


  • Edital 08/2019/PPGEGC – Disciplina Isolada 2019-2

    Publicado em 06/05/2019 às 09:26 09Mon, 06 May 2019 09:26:43 +000043.

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) torna pública a abertura das inscrições, para o preenchimento de vagas, considerando as disciplinas oferecidas para o 2º trimestre do ano de 2019, na forma de matrícula em disciplinas isoladas, em seu curso nos níveis de Mestrado e Doutorado.

    Edital Disciplina Isolada 2019-2

    Disciplinas 2019/2 (atualizado em 28/05/2019)

    Inscrições encerradas.

    Inscrições Homologadas <aqui>

    *Importante: utilizar o browser Mozilla Firefox para a inscrição.


  • 15/05/2019 – Qualificação – Cleverson Tabajara Vianna

    Publicado em 06/05/2019 às 08:48 08Mon, 06 May 2019 08:48:23 +000023.

    Data: 15/05/2019

    Nome: Cleverson Tabajara Vianna        

    Orientador: Prof. Fernando Alvaro Ostuni Gauthier, Dr.

    Título: A Knowledge approach for Higher Education Internationalization diagnosis

    Local: LEDLab

    Horário: 14h30min

    Nível: Qualificação


  • Edital 6/PPGEGC/2019 – Seleção de candidato(a)s às bolsas de Jovem Talento e Pós-Doutorado com Experiência no Exterior

    Publicado em 26/04/2019 às 12:15 12Fri, 26 Apr 2019 12:15:29 +000029.

    A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa de Catarina, no uso de suas atribuições como programa líder de subprojeto do PRINT-CAPES/UFSC, torna público que estão abertas as inscrições para seleção de bolsistas de Jovem Talento com Experiência no Exterior (JTEE) e Pós-Doutorado com Experiência no Exterior (PDEE) do Programa PRINT-CAPES/UFSC, para início do período da bolsa no Brasil entre 01/10/2019 e 31/03/2020.

    Edital

    Ficha de inscrição


  • Edital 5/PPGEGC/2019 – Seleção de candidatos a bolsas para professor visitante no exterior

    Publicado em 26/04/2019 às 12:08 12Fri, 26 Apr 2019 12:08:46 +000046.

    A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa de Catarina, no uso de suas atribuições como programa líder de subprojeto do PRINT-CAPES/UFSC, torna público que estão abertas as inscrições para seleção de Professor Visitante no Brasil (PVB) do Programa PRINT-CAPES/UFSC, para início do período de atividades no Brasil.

    Edital

    Ficha de inscrição


  • Edital 05/PGET/2019 – Contratação de Prof. Visitante no Brasil

    Publicado em 25/04/2019 às 09:41 09Thu, 25 Apr 2019 09:41:57 +000057.

    SELEÇÃO DE CANDIDATO(A)S ÀS BOLSAS PROFESSOR VISITANTE NO BRASIL NO ÂMBITO DO PROJETO PRINT-CAPES/UFSC COORDENADO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA TRADUÇÃO6

    Edital e informações:
    http://ppget.posgrad.ufsc.br/editais-2/2019eo/


  • Chamada de Trabalhos – CINAHPA 2019

    Publicado em 25/04/2019 às 08:47 08Thu, 25 Apr 2019 08:47:01 +000001.

    CHAMADA DE ARTIGOS

    É com satisfação que convidamos a
    comunidade acadêmica e empresarial a submeter
    trabalhos ao 9ºCINAHPA -2019 a realizar
    em GOIANIA, BRASIL
    entre e 01 a 04 de outubro de 2019 (www.cinahpa.org).
    Os autores poderão submeter artigos cientí- ficos originais abordando revisões
    do estado da arte e novas perspectivas de investigação, inovadoras, soluções
    e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação,
    estudos de caso, etc., que se enquadrem nas temáti- cas  da conferência.

    Poderão ser submetidos quatro tipos
    de artigos:

    • Artigo (Full Paper):
      Trabalhos concluídos ou consolidados realizada em uma das temáticas da conferência. Estes artigos terão um limite máximo de 15 páginas.

    • Artigo Curto (Short
      Paper): Trabalhos em curso, mas com resultados preliminares relevantes a serem discutidos. Estes artigos terão um limite máximo de 8 páginas.

    • Artigo Poster
      (Poster Paper): Trabalhos iniciais, mas com ideias relevantes a serem discutidas. Estes
      artigos terão o limite máximo
      de 8 páginas.

    • Artigo Empresa
      (Company Paper): Trabalhos de empresas que
      mostrem experiên- cias práticas, actividades de I&D,
      ferramentas, etc., enquadradas em algumas das temáticas da conferência. Estes
      artigos serão resumos com o limite máximo de 8 páginas.

    No
    texto do artigo
    para avaliação pela Comissão Científica não deverão ser incluí-
    das informações que
    possibilitem a identificação dos autores. Assim,
    nomes, afilia- ções e
    referências bibliográficas dos autores não deverão aparecer na versão inicial. Essas
    informações deverão ser
    incluídas somente na versão final
    do artigo. Os artigos
    submetidos não devem
    estar publicados, nem sob revisão,
    para nenhu- ma outra conferência ou publicação nacional
    ou internacional.

    Todos os artigos devem
    seguir as normas de publicação e
    estar escritos em portu-
    guês, espanhol, inglês
    ou francês.

    Todos os artigos serão objecto de “blind
    review” por, pelo menos, dois elementos da Comissão Científica.

    Alguns dos artigos (full papers) poderão vir a ser
    aceites somente como artigos curtos (short papers) ou artigos poster.
    Similarmente, alguns dos artigos curtos (short papers) poderão vir a ser
    aceites somente como artigos poster. Nestes dois casos os artigos curtos e
    artigos poster poderão manter para publicação nos anais    o número de páginas inicial com que foram submetidos.

    Os autores de artigos aceites como
    artigos poster também devem preparar e imprimir um poster para exposição na conferência. O poster deverá
    ter orientação vertical e
    tamanho A1 ou A2. A
    conferência dispõe de sessões de trabalho para apresentação e discussão oral dos posters,
    junto aos mesmos,
    com 5 minutos por cada poster.

    Os autores de artigos (full papers) aceites disporão, em
    sessão de trabalho da conferência, de 15 minutos para a sua apresentação, mais
    5 minutos para a sua discussão.

    Os autores
    de artigos curtos
    (short papers) e artigos empresa
    (company papers) aceites disporão, em sessão de trabalho da conferência, de 11 minutos para a sua
    apresentação, mais 4 minutos para a sua discussão.

    TEMÁTICAS

    Os artigos
    a submeter deverão
    enquadrar-se temáticas propostas
    (os tópicos propostos para
    cada temática são meramente indicativos para enquadrar os trabalhos, não sendo
    os mesmo restritivos). Nesta edição, o CINAHPA/2019 terá como tema geral: Interfaces e tecnologias emergentes com vistas a inovação.

    Os temas específicos do serão:

    1. Jogos, simulação, gamificação e moocs,
      para ensino aprendizagem,
    2. Acessibilidade digital
      e tecnologias assistivas, Tecnologia Educacional, Mapas cognitivos e objetos de aprendizagem,
    3. Tecnologia Educacional, Ambientes virtuais de aprendizagem, agentes
      inteligen- tes, Aprendizagem Inclusiva
    4. Design instrucional,
      Multimídia, Transmídia, Hipermídia, Hipermídia
      adaptativa, Experiência do Usuário (UX), Infográficos para  ensino-aprendizagem

    PUBLICAÇÃO E INDEXAÇÃO

    Para garantir
    a publicação de um artigo
    nos anais, pelo menos um dos autores terá de se inscrever na conferência até 10 de agosto e o artigo
    respeitar o formato sugerido e não exceder o número
    máximo inicial de páginas previsto. Adicional- mente, os autores de trabalhos que
    recebam recomendações de alteração do artigo,
    deverão seguir as mesmas, antes
    do envio da versão final.

    Por
    cada inscrição não será publicado
    mais do que um artigo nos anais. Para publi- cação de artigos adicionais será
    necessário o pagamento de uma taxa extra por cada artigo.

    Os
    melhores artigos serão selecionados para publicação adicional
    em um livro juntamente com os artigos dos palestrantes

    DATAS IMPORTANTES

    • Submissão de artigos até 17
      de Junho de 2019
    • Notificação de aceitação até 8 de julho de 2019
    • Submissão da versão final
      dos artigos aceites: 30
      de julho de 2019
    • Pagamento
      da inscrição, para garantir a inclusão de artigo aceite nos anais da
      conferência até 10 de agosto
      de 2019

    A submissão dos artigos deverão ser realizadas via sistema EASY Chair : https://easychair.org/conferences/?conf=cinahpa2019


  • 12º Workshop EGC – Adiado

    Publicado em 22/04/2019 às 16:03 04Mon, 22 Apr 2019 16:03:35 +000035.

    O 12º Workshop EGC, que aconteceria no dia 8 de maio, teve
    que ser adiado e a nova data será divulgada em breve.

    Esperamos continuar contando com a sua participação, pois
    ela é essencial para tornar o EGC cada vez mais forte!

    Muito obrigada,

    Equipe Workshop 2019

    EGC: orgulho de pertencer!


  • Resultado da eleição para representantes do corpo discente do PPGEGC – biênio 2019/2021

    Publicado em 12/04/2019 às 10:35 10Fri, 12 Apr 2019 10:35:46 +000046.

    Prezados(as) alunos(as),

    O programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento divulga o resultado da eleição para representantes do corpo discente do PPGEGC, biênio 2019/2021.

    Resultado

    Atenciosamente, Comissão Eleitoral


  • Chamada de voluntários para trabalhar nas atividades do CiKi 2019

    Publicado em 05/04/2019 às 10:11 10Fri, 05 Apr 2019 10:11:39 +000039.

    Estão abertas, até o dia 10 de abril de 2019, as inscrições para participar das comissões científica e organização geral do IX CiKi – Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação.

    Maiores informações