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23/02/2016 – Mestrado – Marina Carradore Sérgio
Publicado em 23/12/2015 às 10:23 10Wed, 23 Dec 2015 10:23:25 +000025.Data: 23/02/2016
Nome: Marina Carradore Sérgio
Orientador: Alexandre Leopoldo Gonçalves
Título: Um Modelo Baseado em Ontologia e Análise de Agrupamento para Suporte à Gestão de Ideias.
Local: LED I
Horário: 16h30
Nível: Mestrado
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23/02/2016 – Doutorado – Ana Claudia Donner Abreu
Publicado em 23/12/2015 às 10:09 10Wed, 23 Dec 2015 10:09:12 +000012.Data: 23/02/2016
Nome: Ana Claudia Donner Abreu
Orientador: Francisco Antonio Pereira Fialho
Título: Capacidade de Absorção de Conhecimentos na Administração Pública: Potencializando o Desenvolvimento de Cidades do Conhecimento.
Local: LED I
Horário: 14h00min
Nível: Doutorado
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22/02/2016 – Doutorado – Edson Rosa Gomes da Silva
Publicado em 22/12/2015 às 10:52 10Tue, 22 Dec 2015 10:52:44 +000044.Data: 22/02/2016
Nome: Edson Rosa Gomes da Silva
Orientador: Aires José Rover
Título: Arquitetura Conceitual de Conhecimento para e – Participação: Engenharia do Conhecimento para Redução dos Problemas Causadas pela Teoria da Agência na Segurança Pública.
Local: CCJ – Sala 327
Horário: 10h00min
Nível: Doutorado
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22/02/2016 – Mestrado – Francieli Naspolini Formanski
Publicado em 22/12/2015 às 09:16 09Tue, 22 Dec 2015 09:16:10 +000010.Data: 22/02/2016
Nome: Francieli Naspolini Formanski
Orientador: João Bosco da Mota Alves
Título: Aplicabilidade da Gamificação no Contexto Empresarial.
Local: LED I
Horário: 14h00min
Nível: Mestrado
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RexLab – Laboratório da UFSC permite que pessoas de qualquer lugar no mundo façam experimentos em tempo real.
Publicado em 21/12/2015 às 12:17 12Mon, 21 Dec 2015 12:17:43 +000043.RexLab
Laboratório da UFSC permite que pessoas de qualquer lugar no mundo façam experimentos em tempo real.
O Ambiente de Experimentos Remotos (RELLE), localizado em Araranguá teve acesso remoto entre os meses de setembro e novembro de 2015 de pessoas de mais de 50 países.
Foto: RexLab
Experimentos científicos a qualquer tempo e espaço
Imagine um aluno em uma escola em um lugar qualquer do Brasil. Nas aulas de ciências, ele está estudando o mundo das plantas, observando quais são as partes fundamentais, como funciona a fotossíntese e o ciclo de reprodução… Em seu material didático ele tem fotos e ilustrações, mas gostaria de ver tudo isso na prática. Então ele acessa o site http://relle.ufsc.br/, entra no “microscópio remoto” e lá consegue acessar um vídeo ao vivo do microscópio em um laboratório do RexLab. O microscópio tem amostras de raízes, caule, folhas, flores e frutos de plantas. Ao clicar em setas direcionais, o microscópio conectado a internet e com um dispositivo de mobilidade remota, muda a amostra e traz no site informações sobre cada elemento apresentado.
Todo esse trabalho é realizado no campus da cidade de Aranranguá, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o Ambiente de Aprendizagem com Experimentos Remotos (Relle), que disponibiliza experimentos para um público-alvo de alunos do ensino fundamental e médio explorarem um ambiente real de maneira remota.
Desenvolvido pelo Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel (Gt-mre), o ambiente conta com 10 experimentos que vão desde a física com tópicos sobre energia, elétrica, dinâmica etc; conceitos de biologia, dentre outros. Todos foram desenvolvidos no campus de Araranguá, como parte do Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel (GT – MRE), projeto apoiado pela Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (RNP) e a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES).
Para acessor os projetos do RELLE basta ter conexão com a internet
Foto: RexLab
Como funciona o projeto
Conectados por meio da internet, cada experimento pode ser acessado de qualquer lugar do mundo e ser “manuseado” quase em “tempo real”. As aspas são um ressalva, como afirma o prof. Juarez Bento da Silva, um dos coordenadores do projeto: ‘a simultaneidade da operação dos experimentos é em “tempo real” – entre aspas, caso contrário levo um “puxão de orelha” do Professor Bosco (João Bosco da Mota Alves, fundador do RexLab em 1997), pois, com fatores como a latência da rede, por exemplo, não permitem um real time pleno’.
Mas o mais importante aqui não é a simultaneidade, mas sim a importância que o laboratório tem adquirido. Segundo Juarez, a importância do laboratório se dá com a utilização das escolas, o engajamento dos professores e as parcerias com outros laboratórios: “estamos atuando junto à instituições de educação básica na região do Vale do Araranguá para a aplicação dos experimentos em sala de aula e capacitação dos docentes. Já nas parcerias com instituições de ensino superior, além da utilização de experimentos em sala, também há colaboração na construção de novos experimentos. A ideia é de que no futuro, implantemos uma federação, onde as instituições possam disponibilizar e dar suporte a um número maior de experimentos e usuários”.
As experiências tem conquistado o público pelo mundo todo
Foto: RexLab
Conquistas
No ano de 2015 o projeto disponibilizou também materiais didáticos de livre acesso e desenvolvido em parceria com docentes da rede pública. A ideia é que os alunos possam acompanhar os conteúdos teóricos apresentados nas experiências práticas.
O Relle teve em um período de 3 meses (01/09/2015 a 01/11/2015) um registro de aproximadamente 6.000 acessos aos experimento remotos vindos de mais de 50 países. No momento estão sendo negociadas parcerias com universidades de vários países do mundo para utilizar a plataforma.
Por todas essas conquistas e sua notabilidade, o projeto foi novamente selecionado pela RNP para continuar o desenvolvimento das experiências e pesquisas. Além disso, está sendo integrado à Universidade Aberta do Brasil (UNB) e já consolidou parcerias com grupos internacionais.
Histórico
Trazendo como valores fundamentais a inclusão social e a educação para todos, o RexLab foi fundado em 1996 no departamento de Informática e Estátística (INE) e transferido em 2006 ao departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC). Em 2009 ganhou sua sede em Araranguá, iniciando também uma parceria entre os programas de pós graduação em engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC), o curso de graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e programa de pós graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC).
Com uma atuação de discentes e docentes, o laboratório tem parceria com dezenas de universidades no Brasil e no exterior e tem cumprido com à missão da UFSC em exercer sua função de extensão e inserção social.
Para contribuir, tirar dúvidas ou solicitar que sua escola faça parte do projeto, envie um email para o contato do RexLab.
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Esclarecimentos Finais – PROCESSO SELETIVO 2015/2016
Publicado em 19/12/2015 às 18:56 06Sat, 19 Dec 2015 18:56:31 +000031.Concluído o processo seletivo para o ano de 2016, a Coordenação do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa
Catarina – PPGEGC/UFSC (EGC) e a Comissão de Seleção esclarecem dúvidas encaminhadas após a divulgação do resultado final.Saiba mais em:
Esclarecimentos Finais – Processo Seletivo PPGEGC – 2015-2016
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19/02/2016 – Doutorado – Marinilse Netto
Publicado em 19/12/2015 às 10:21 10Sat, 19 Dec 2015 10:21:46 +000046.Data: 19/02/2016
Nome: Marinilse Netto
Orientador: Francisco Antonio Pereira Fialho
Título: Contexto e Uso das Mídias por Populações Indigenas Brasileiras: Elementos que Podem Contribuir para a Preservação e a Disseminação do Conhecimento Tradicional em Meios Digitais e Internet.
Local: LED I
Horário: 14h00min
Nível: Doutorado
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18/02/2016 – Doutorado – Rafael Zanelato Ledo
Publicado em 18/12/2015 às 10:56 10Fri, 18 Dec 2015 10:56:15 +000015.Data: 18/02/2016
Nome: Rafael Zanelato Ledo
Orientador: Alice Theresinha Cybis Pereira
Título: Modelo de Identificação do Conhecimento Procedimental de Alto Desempenho para Atividade de Modelagem Digital 3D.
Local: LED I
Horário: 14h00min
Nível: Doutorado
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18/02/2016 – Doutorado – Elisa Maria Pivetta
Publicado em 18/12/2015 às 08:42 08Fri, 18 Dec 2015 08:42:06 +000006.Data: 18/12/2016
Nome: Elisa Maria Pivetta
Orientador: Vania Ribas Ulbricht
Título: MOOBI: Ambiente Virtual Bilíngue com Suporte a Criação de Valores em Comunidades de Prática.
Local: LED I
Horário: 09h00min
Nível: Doutorado
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Resultado Final Listagem dos Candidatos Selecionados Processo Seletivo do PPGEGC – Turma 2016
Publicado em 16/12/2015 às 20:15 08Wed, 16 Dec 2015 20:15:37 +000037.Conforme Edital 007/PPGEGC/2015 é apresentada a listagem dos candidatos selecionados no Processo Seletivo do PPGEGC – Turma 2016. Dos 151 candidatos homologados na etapa anterior (envio do Anteprojeto e CV-Lattes), 65 candidatos foram selecionados, sendo 33 para o Doutorado e 32 para o Mestrado, respeitando o limite estabelecido no Item 2 do Edital de Seleção.
Saiba mais em:
Resultado Final – Listagem de Candidatos Selecionados-PPGEGC_2016