O Programa
O Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) visa à formação de mestres e doutores, bem como produzir conhecimento técnico-científico para a sociedade.
O conhecimento é seu objeto de pesquisa, por esse motivo é estudado, caracterizado e definido de maneira interdisciplinar, como conteúdo ou processo resultante de interações sócio-técnicas entre agentes humanos e tecnológicos. Neste sentido, também é abordado como relevante fator estratégico para a geração de valor e equidade social.
Esta definição confirma a caracterização multifacetada do conhecimento porque o compreende como um fator gerador de valor que apresenta: múltiplos estados (tácito, implícito ou explícito), diferentes lócus (humanos ou artefatos), dimensões (individual, de grupo, organizacional, inter-organizacional ou em rede) e propriedades (é gerenciável, é transmissível).
A estrutura acadêmica do PPGEGC é fundamentada em três áreas de concentração: Engenharia do Conhecimento, Gestão do Conhecimento e Mídia do Conhecimento, as quais alinham-se respectivamente a três identidades paradigmáticas (cognitivista, autopoiética e conexionista). A área de Engenharia do Conhecimento estuda a modelagem e o desenvolvimento de sistemas do conhecimento. A área de Gestão do Conhecimento estuda o estabelecimento do ciclo estratégico do conhecimento. Por fim, a área de Mídia do Conhecimento estuda a difusão e comunicação do conhecimento.
Assim, o Programa articula conexões interdisciplinares destacando três ênfases de formação e pesquisa: (1) explicitação, emulação e modelagem do conhecimento, englobando a criação, a descoberta, a aquisição, a formalização, a codificação, o armazenamento, a distribuição e uso de conhecimento (Engenharia); (2) planejamento e alinhamento coletivo e organizacional do conhecimento compostos de sub processos como integração, avaliação, auditoria, retenção-descarte, criação-inovação, propriedade e evolução do conhecimento (Gestão); e (3) difusão, comunicação e compartilhamento do conhecimento que abrange a preservação, disseminação, transferência, socialização e acesso ao conhecimento (Mídia).